Família

 

Hércules Galló casou-se com Edwige Virginia Strona em 1890, na Itália. Olga, a primogênita do casal, nasceu no ano seguinte. Renato, o segundo filho, veio ao mundo em 1897. A família deixou a Itália em 1899 para viver no Brasil. Já em Caxias do Sul nasceu o terceiro filho, Pinot, em 1910.

A dedicação de Edwige aos negócios foi essencial para o sucesso da família. Enquanto ela cuidava do lanifício, Galló percorria a região levando os produtos da indústria.

Em 1915, a filha Olga casou-se com Secondo Solio, técnico elétrico contratado por Galló para trabalhar no lanifício. Renato deixou o Brasil e a intenção de tocar a indústria do pai para lutar pela Itália na Primeira Guerra Mundial, em 1917. Retornou ao Brasil três anos depois, ao lado de Hércules.

Quase 10 anos após a morte de Galló, Edwige conseguiu organizar os negócios da família para poder retornar à Itália, em 1930. Com Renato e Pinot, ela se juntou à filha Olga, ao genro Secondo e ao neto, Ercole. Com o tempo, desfez-se dos negócios no Brasil, mas não abriu mão de manter as duas casas construídas pelo marido em Galópolis.

Renato continuou dedicando-se à defesa da Itália em conflitos armados da primeira metade do século XX. Ainda na Itália, Pinot casou-se com Antonia Tumelero. Em 1950, após longas negociações com o governo brasileiro, a família conseguiu retomar a vida em Caxias do Sul.

No ano seguinte, nasceu José, filho de Pinot e Itália. Pinot morreu em 1953. Em 1956, Edwige e Olga também vieram a falecer. A Secondo, viúvo de Olga, com o filho, Ercole, e a Antonia, viúva de Pinot, com o filho José, restou o desafio de dar continuidade às trajetórias das famílias Galló e Solio em Galópolis. Em 1957, decidem se casar. Da união, nasce Renato, em 1958, e Paulo, em 1960.

 



54 3028.2810    |    BR 116, n° 1579 - Galópolis - Caxias do Sul/RS - Brasil